sábado, 6 de Junho de 2009

Aniceto dos Muchangos. Universidade Eduardo Mondlane

O PROFESSOR Associado e docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da Universidade Eduardo Mondlane Aniceto dos Muchangos foi ontem aprovado à categoria de Professor Catedrático, após uma prestação de provas públicas que vinham decorrendo desde quinta-feira na Sala dos Actos Grandes da Reitoria da UEM.

Aniceto dos Muchangos concorreu para a categoria de Professor Catedrático na área de “Paisagens e Regiões Naturais de Moçambique”, um dos campos de investigação criado em Fevereiro do presente ano pela Universidade Eduardo Mondlane.
Falando momentos após a sua aprovação, Aniceto dos Muchangos disse que a graduação faz parte de uma etapa importante na sua vida, pois ela formaliza novas responsabilidades que passará a assumir.
Para ele, um dos maiores desafios na sua área é a de destacar a importância do Planeta Terra e dos recursos naturais para que sirvam a própria existência do Homem, olhando-se os recursos paisagísticos não só na sua importância ecológica, mas também para a utilização prática e económica e melhor organização do território para áreas como o turismo e a protecção ambiental.
O director da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e Professor Catedrático, Armando Jorge Lopes, caracterizou o dia de ontem como de grande felicidade e de suma importância para a comunidade académica.
Sobre dos Muchangos ele explicou que o seu percurso académico, iniciado nos anos 70, sempre esteve ligado ao ensino e à investigação, com passagens pela esfera política, como governante e parlamentar.
Segundo Armando Jorge Lopes, este momento é apenas o fim de uma etapa e o início de um grande e importante trabalho que será realizado por dos Muchangos, como mentor dos jovens que irá orientar na nova cátedra de “Paisagens” que deverá criar.
Esta área é importante no plano de desenvolvimento do país, tendo em conta, segundo o próprio proponente, que cerca de 90 por cento das decisões tomadas no país têm por base a terra, o solo, a região, os recursos e o Homem.
O Reitor da universidade, Filipe Couto, destacou o significado da realização e encorajou mais candidaturas à categoria de Professor Catedrático no seio dos docentes com o grau de Doutor, como forma de impulsionar as progressões dos docentes da UEM.

Maputo, Sábado, 6 de Junho de 2009:: Notícias
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/780184

http://www.zambezia.co.mz/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1184
MUCHANGOS, Aniceto dosAspectos Geográficos da cidade da Beira / Aniceta dos Muchangos. - Contém quadros, ilustrações, mapas e bibliografia.In: Arquivo : Boletim do Arquivo Histórico de Moçambique. - nº 6 especial (Out. 1989), p. 239-296
MUCHANGOS, Aniceto dosCidade de Maputo : aspectos geográficos / Aniceto dos Muchangos. - Maputo : Editora Escolar, 1994. - [4], 94 p. - Cidade de Moçambique.

Sem comentários: