domingo, 8 de março de 2009

I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTABILIDADE [Apresentação]

1 INTRODUÇÃO

Trata-se de mais uma atividade vinculada ao programa DINTER/GEOGRAFIA, uma parceria entre UEMA e UNESP/campus de Presidente Prudente, cujo objetivo é discutir temáticas relacionadas ao desenvolvimento local, considerando as linhas de pesquisas desenvolvidas no Programa DINTER e as realidades de Portugal e Espanha.
Propõe-se com as atividades realizadas no Colóquio, ampla troca de experiências entre os participantes, considerando que a presença de professores da Universidade de Coimbra e de professores da Unesp, além de professores locais, enriquecerão o debate e discussão de temas pertinentes à realidade maranhense, fortalecendo a pesquisa entre docentes, engajando profissionais e estudantes na via da pesquisa, ensino e extensão, que constituem os pilares das atividades acadêmicas, tão necessárias para enfrentamento dos desafios presentes no Maranhão.
É acreditando nessa possibilidade de contatos das pessoas que estão no meio acadêmico e setores chaves da sociedade como a educação e a pesquisa, no sucesso do programa DINTER/GEOGRAFIA e no papel que a Geografia e demais ciências tem para gerar ambiências comprometidas com os modos de pensar/sentir/agir em relação à realidade do nosso Estado, busca-se esse momento de discussão e o estabelecimento de redes de produção científica que possam ser aplicadas na superação dos desafios, convergindo na produção de mais conhecimento, na formação de novos grupos de discussão, entre outras conquistas.

2. OBJETIVOS

2.1 Geral
- Discutir temáticas relativas ao desenvolvimento local a partir de comparações entre práticas desenvolvidas em Portugal fomentando a pesquisa, o ensino e extensão nas temáticas relativas às paisagens, espaços rurais e urbanos, turismo e sustentabilidade.

2.2 Específicos
- Debater a questão do desenvolvimento local, em mesas-redondas, formadas por profissionais e estudantes da área de geografia e afins;
- Promover espaço para comunicações orais, como forma de incentivo e valorização da pesquisa científica produzida no Estado.

3. JUSTIFICATIVA

O Estado do Maranhão apresenta um quadro socioeconômico cujos indicadores de desenvolvimento, em muitas vezes, são menores que as médias nordestinas e brasileiras. Não obstante, identifica-se a necessidade de transformações no modelo produtivo centralizador, baseado nas exportações, na evasão de divisas e na baixa qualificação tecnológica e profissional.
Diante do referido quadro, registra-se ações de superação de tais desafios identificados nas estratégias de governo e em demais instituições públicas, no incentivo à qualificação profissional, entre outras medidas. Nesse sentido destaca-se o papel da Universidade Estadual do Maranhão que, através da implantação de mais campus no interior do Estado e dos investimentos à qualificação profissional do seu quadro docente, tem contribuído para a formação profissional dos cidadãos.
Inserido nesse processo pela busca de qualificação dos docentes, que o Curso de Geografia e o Programa Dinter/Geografia desenvolve mais uma atividade científica, de nível internacional, alcançando vantagens de uma parceria entre Universidades.
O I Colóquio Internacional sobre desenvolvimento local e sustentabilidade configura-se como um momento especial em que haverá troca de conhecimento e experiências entre diferentes países, a possibilidade de divulgação da produção científica local, e culminará com a participação dos professores/alunos do DINTER/GEOGRAFIA em evento a ser realizado na cidade de Guarda em Portugal em outubro de 2009, além da elaboração de um livro com todos os artigos então publicados no evento.
NEDERS (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade)

Sem comentários: